sábado, 13 de março de 2010

Saiba sobre seus Direitos.


Muitas mulheres que se submeteram a Mastectomia e linfedectomia(esvaziamento axilar)
Tem tantos direitos, que nem sabem.
Resolvi postar sobre esses direitos, para que fiquem por dentro, e corram
atráz deles.

►·Aposentadoria Integral: Muitos pacientes desconhecem que fazem jus à aposentadoria integral, mediante comprovação da doença, sem a necessidade que se esteja acometido de metástase ou internado em um hospital em fase terminal;
·Isenção de Imposto de Renda: Os proventos de aposentadoria são isentos do Imposto de Renda, e essa isenção também abrange outros benefícios, como auxílio doença, pensões e pecúlios;
·Saque do FGTS: O trabalhador acometido de câncer tem direito de sacar integralmente os depósitos de FGTS, tanto para seu tratamento quanto para tratamento de seus dependentes legalmente inscritos;
·FGTS: Saque de correção dos Planos Collor e Verão antecipadamente e em parcela única;
·PIS/PASEP: Direito de saque para tratamento de câncer do paciente ou de seus dependentes;
·Contribuição Previdenciária: O recolhimento desta contribuição para aposentados está suspenso por determinação do Supremo Tribunal de Justiça;
·CPMF: Compensação dos valores, devolvidos em contracheque, somente para quem recebe proventos no valor de até dez salários mínimos mensais;
·Isenção de IPI, ICMS, IPVA e na aquisição de automóveis: Em casos de deficiência causada por câncer que dificultem a direção de um veículo comum. Como exemplo desta situação, as mulheres que retiraram nódulos linfáticos axilares, sofrendo em conseqüência a perda da força, movimentos, sensibilidade e defesa no membro superior correspondente.
·Cirurgia de reconstrução mamária: Tanto as unidades conveniadas do Sistema Único de Saúde (SUS) quanto de planos de saúde estão obrigadas por lei a realizar gratuitamente a cirurgia de reconstrução mamária em mulheres mutiladas em decorrência de tratamento de câncer;
·Seguros: Direito de resgatar prêmio de seguro nos contratos com cláusula de cobertura por invalidez decorrente de doença;
·Quitação da Casa Própria: Nos contratos com cláusula de quitação por invalidez;
·Transporte, Estadia e Alimentação: Portaria do Ministério da Saúde garante passagens, alimentação e hospedagem para o paciente e acompanhante, quando necessário, para tratamento fora do domicílio;
·Transporte Urbano: Gratuidade de transporte urbano durante o tratamento, já regulamentado por vários municípios.

Fonte: Antonieta Barbosa, advogada e autora do livro" Câncer - Direito e Cidadania".
http://www.oabgo.org.br/Revistas/53/saude.htm

domingo, 7 de março de 2010

Linfedema



O Linfedema é um inchaço de uma parte do corpo, mais comum nas extremidades (braço ou perna), devido a uma acumulação do fluido linfático no tecido intersticial.
As artérias transportam o sangue para nutrir as células e os tecidos . Após a troca de nutrientes, o sangue pobre em oxigênio retorna pelas veias. Líquidos e substâncias que as veias não retiram dos tecidos formam a Linfa composta por água, proteínas, gorduras e germes. Então as substâncias são levadas pelos vasos linfáticos aos gânglios, onderealiza a filtração e limpeza, daí são devolvidas à circulação novamente. No entanto, nem sempre essa "limpeza" funciona de forma tão eficiente, ocorrendo uma sobrecarga do sistema linfático que não consegue retirar essas substâncias de certas partes do corpo, propiciando o aparecimento do linfedema.( edema dos vasos linfáticos)

O Linfedema Secundário pode desenvolver-se logo após a cirurgia, semanas, meses ou até anos mais tarde. Nestas situações a "Drenagem Linfática Manual" é altamente eficaz porque não só ajuda a reduzir o fluido linfático acumulado no membro afetado, como também encontra percursos colaterais que ajudam a drenar e a reduzir o edema, o que não acontece com outras técnicas de massagem que, devem ser evitadas por se correr o risco de fechar temporariamente os vasos linfáticos na área afetada.

Como se Prevenir para não vir a ter a tão temida Linfedema.

1-Evitar dormir sobre o braço do lado operado, para não comprometer a circulação sangüínea do mesmo.
2-Não medir a pressão arterial, retirar sangue, tomar injeção ou vacinas no braço do lado operado. (tanto na veia como no músculo)

3-Evitar deixar o braço do lado operado caído ao longo do corpo Sempre que puder apoiar o braço numa almofada. Toque piano, como se estivesse tocando piano no colchão. Ajuda os nervos e músculos a se recuperarem do trauma da cirurgia.
4- Procurar usar tecidos de algodão durante o processo de cicatrização e de aplicações de radioterapia evitando o uso de tecidos sintéticos (por exemplo, o nylon). Evitar usar vestimentas apertadas na região do tronco e ou no braço do lado operado.

5-Usar esse braço para sua higiene pessoal, tal como: escovar os dentes, pentear os cabelos, lavar a cabeça, enxugar o corpo, etc. Movimente-o o mais que puder sem forçá-lo.
6-Realizar exercícios conforme recomendação e orientação da pessoa responsável pela fisioterapia. É muito importante, para a sua recuperação, que os mesmos sejam feitos regularmente conforme a recomendação. Evitar recursos fisioterapêuticos no braço do lado operado, que emitem calor profundo ou superficial, bem como água quente por tempo prolongado.

7-Não devem ser cortadas as cutículas; usar creme removedor para tal. Lixar as unhas mantendo-as sempre limpas e curtas, evite as baterias. Usar creme para hidratação da mão e braço , de preferência à base de lanolina com PH neutro, para evitar ressecamento da pele acarretando risco de lesões.

8-Proteger o braço e mão por meio de luva ou outro meio disponível para manusear terra e contra ferimentos causados por queimaduras, alfinetes, agulhas, tesouras, utensílios de cozinha, palhas de aço, espinhos, etc.

9-Proteger o braço e mão contra picadas de insetos com produtos repelentes. Peça ao seu médico do repelente mais adequado.

10-Cuidados especiais com os riscos de fraturas, entorses ou contusões.

11-Usar luvas de proteção quando manipular produtos químicos, arear panelas com palhas de aço ou outro produto abrasivo, lavar louças, roupas, etc.
12-Não empurrar móveis pesados. Não carregar objetos pesados tais como sacolas, baldes cheias com água, bolsa, levantar crianças, etc. Com o braço operado.Quando necessária peça ajuda.

13-Evitar usar relógio, pulseiras, anéis ou outros objetos no braço do lado operado.

14-Usar desodorante líquido, neutro e sem álcool ou bicarbonato de sódio diluído em água na axila do lado operado. Não raspar e não usar cremes, líquidos ou ceras depilatórias na axila do lado operado. Quando necessário, utilizar com cuidado tesoura ou barbeador elétrico para remoção dos pelos.

15-Evitar o sol em excesso no braço do lado operado para que o mesmo não sofra queimaduras ou inche. Proteger sempre com bloqueador solar com alto fator de proteção, adequado ao seu tipo de pele. Peça ao seu médico a indicação.
16- Caso surgir no braço do lado operado, inflamação, inchaço vermelhidão ou dor, procure sempre o seu médico imediatamente.
17- Se viajar de avião deve usar uma manga elástica durante a viagem

18- Tente manter um peso ideal e beba muita água.

-Aprenda a fazer sua alto massagem.
Com isso, voce poderá evitar o inchasso de seu membro.


Realizar massagem na região axilar do lado da mama não operada, com movimentos circulares lentos com pressão leve, mas suficiente para promover um deslocamento da pele.









2º Passo:



Realizar em seguida massagem na virilha do lado da mama operada.
Fazer de 10 a 20 movimentos circulares lentos e com pressão leve utilizando os dedos da mão espalmados.
















3º Passo:



Realizar a massagem em semi círculos (ou meia lua) com toda a mão apoiada sobre a área a ser massageada.
Iniciar a massagem na região da mama operada (torácica superior) indo em direção da axila do lado não operado.
Dividir o tronco em 3 ou mais partes conforme a figura.
Fazer 5 vezes os movimentos em cada parte, seguindo a orientação das flechas.
Repetir a massagem durante 10 minutos.
Observação: A partir da metade do tórax pode trocar a mão para facilitar a massagem.





4º Passo:



Repetir os movimentos da massagem anterior na região lateral do tronco, do
lado da mama operada, conforme a figura.
Iniciar a massagem a partir da axila do lado operado indo em direção à virilha.
Dividir a região em 3 partes, conforme a figura.
Fazer 5 vezes os movimentos em semi círculos (ou meia lua) em cada parte, seguindo a orientação das flechas.
Repetir este procedimento durante 10 minutos

Para finalizar a massagem repetir o 1º e 2º passos completando a auto drenagem.
É muito importante manter o ritmo e a direção da massagem para um perfeito direcionamento do fluxo linfático.

Informações retirados do http://oncospa.blogspot.com/2009/09/auto-massagem-simplificada.html