domingo, 15 de janeiro de 2012

Mais uma batalha para enfrentar

Dia 12/01/2012 fui para minha consulta habitual no HCP(Hospital de Câncer de Pernambuco).
Após averiguação de exames de rotina, foi detectado mais uma alteração do CA 15.3 (marcador tumoral), pois o mesmo já vinha mostrando alterações anteriores. Sua referência normal é de 0 à 30. E meus exames para este marcador, mostrava alterações entre 15 à 150%.
Apesar que, todos os outros exames estavam com sua taxas normais, apesar da metástase óssea(esta sendo controlada com medicação, anteriormente com Aredia, e posteriormente com Alendronato Sódico - O alendronato sódico está indicado para o tratamento da osteoporose,
em mulheres após a menopausa, para prevenir fraturas, inclusive
do quadril e da coluna (fraturas por compressão das vértebras) e fazendo uso do Faslodex - 
Faslodex é indicado para o tratamento de mulheres de qualquer idade e que estejam na pós-menopausa, portadoras de câncer de mama localmente avançado ou metastático, previamente tratadas com terapia endócrina, independente se a pós-menopausa ocorreu naturalmente ou foi induzida.

Fui informada por minha Oncologista Drª Júlia Lacet, que seria necessário mais um exame complementar e detalhado, o PET CT (Tomografia por emissão de pósitrons ou simplesmente PET, é uma modalidade de diagnóstico por imagem que permite o mapeamento de diferentes substâncias químicas no organismo. Dentre elas, o 2-[F18]-fluoro-2-deoxi-glicose, chamado de FDG, é o traçador mais utilizado e o único disponível no Brasil, sendo o Flúor-18 o elemento radioativo e a glicose o composto químico. O FDG é uma substância similar à glicose que é um açúcar, uma das principais fontes de energia celular. Uma pequena quantidade deste açúcar radioativo é injetada no paciente e, após um período de captação, são realizadas as imagens. O PET scan capta os sinais de radiação emitidos pelo Flúor-18 transformando-os em imagens e determinando assim os locais onde há presença deste açúcar, demonstrando o metabolismo da glicose. O metabolismo da glicose é importante, pois a grande maioria das células tumorais apresenta utilização acentuada de glicose como fonte de energia, em comparação com as células normais. Equipamentos de última geração apresentam uma tomografia computadorizada (TC) acoplada ao PET scan, conjunto híbrido chamado PET-CT, unindo assim duas modalidades de imagens bem estabelecidas em um só exame, conseguindo definir o metabolismo celular através do PET scan e delimitar a anatomia com a TC. Como resultado, tem-se um método econômico e ágil que melhora o diagnóstico e proporciona a escolha adequada do tratamento. (http://www.cetac.com.br/pet_ct_o_que_e.html))
E que independente de seu resultado de seu resultado, eu iria voltar a fazer a tão temida
quimioterapia( pensei, carequinha de novo?)

Quando recebi a noticia, me senti como se estivesse recebendo pela primeira vez.
Não é fácil. Quando você pensa que esta tudo bem, (apesar das dores devido a metastase) você recebe a noticia de que é necessário uma nova quimio.

Ainda estou abalada. Muitos podem até dizer que preciso ser forte, Deus esta no controle, você vai conseguir. Pois tudo isso eu já sei.
Pois já passei por isso, e quem nunca passou? É muito fácil falar. Sente na pele o que sinto,
sofre o que eu sofro, chora a dor que choro.

Só sabe realmente quem passa. Se me dizem que braço quebrado dói, não saberei a dor, pois nunca quebrei o meu.

Revoltada? Cansada? Desanimada? Sim! Tudo isso e um pouco mais.
Sei que nada disso resolve, mas sou de carne e osso, e nas minhas veias, corre sangue.

Minha revolta, não atribuo a ninguém, pois ninguém tem culpa.

Mas anteriormente disse, sou teimosa demais. Não desisto tão fácil.

Guerreiros não abandonam a batalha. Se vê um guerreiro parado, olhando para o tempo,
distante, pensativo, isso não quer dizer que ele desistiu, ou se deu por vencido.
Esperto como todo guerreiro, ele simplesmente parado, distante e pensativo, é neste momento onde ele procura uma nova tática de ataque e defesa.
Guerreiros precisam descansar, repor energias.

E é justamente isso que estou fazendo.
Minha espada ainda esta em perfeita condição, meu escudo, esta meio arranhado, mas aguenta muita coisa.

Porei minha roupa de batalha, e guerrearei com mais fúria e determinação.
Se minhas dores sumiram com o tratamento, irei fazê-lo.

Senhor.
Tu és o Bom Pastor.
Eu sou a tua ovelha.
Em alguns dias, estou suja;
Em outros, estou doente.
Em alguns dias, me escondo;
Em outros, me revelo.
Sou uma ovelha ora mansa, ora agitada
Sua uma ovelha ora perdida, ora reconhecida;
Eu sou tua ovelha, Senhor.
Eu conheço a Tua voz;
É que às vezes a surdez toma conta de mim.
Eu sou a tua ovelha Senhor,
Não permita que eu me perca,
que eu me desvie do Teu rebanho.
Mas se eu me perder, eu te peço, Senhor,
Vem me encontrar.
Amém.

Senhor, dai-me forças para suportar mais esta batalha, não permita Senhor,
que eu desista de lutar. E lutando, sei que serei vencedora.

Nenhum comentário: